O que você precisa saber sobre topologia de rede

network-connections

A topologia de rede é um assunto raramente abordado quando falamos em conexão — mas não deveria ser assim. Entender seu conceito e sua finalidade é fundamental para garantir a melhor estrutura possível para sua rede.

Afinal, essa topologia trata-se do padrão pelo qual o meio está conectado às máquinas e a todos os demais elementos da rede. Este padrão pode ser especificado física ou logicamente e nós vamos te mostrar as principais diferenças desses tipos.

Topologia de rede física e seus tipos

A topologia de rede física está ligada diretamente à forma, aparência e estrutura das conexões. Essa forma como os cabos são conectados influencia diretamente em fatores importantes como flexibilidade, velocidade e segurança da informação — imprescindíveis para o bom funcionamento da rede, certo?

Dentro da topologia de rede física existem várias maneiras de utilizá-la. As principais são:

  • Topologia estrela: contém apenas um dispositivo que concentra todo o sinal e é responsável por transmitir os dados para as conexões restantes. Além disso, a codificação de novos computadores acontece de maneira bem simples. Sua desvantagem é que, caso ocorra alguma falha no dispositivo central, toda a rede é prejudicada.
  • Topologia anel: aqui são diversos dispositivos conectados que formam um circuito fechado — o anel. Dessa forma, o sinal circula entre os dispositivos, que servem como transmissores do sinal para cada estação. Nessa tipologia, a falha em um único computador pode afetar toda a rede.
  • Topologia barramento: uma das topologias com maior poder de de expansão, a topologia de barramento consiste em uma barra que realiza a conexão entre todos os processadores. O seu maior problema é referente à velocidade, que pode apresentar queda significativa em situações de tráfego alto.

Topologia de rede lógica

A topologia de rede lógica, por sua vez, refere-se à forma que os sinais se comportam sobre os meios e como são transmitidos pelas redes de computadores sem a necessidade de um dispositivo físico.

Esse tipo de rede é perfeitamente capaz de ser configurada através de roteadores e switches. Os tipos de topologia lógica mais comuns são:

  • Broadcast: o nó de conexão da rede envia os dados a todos os outros dispositivos espalhados.
  • Passagem Token: controla o envio dos dados pela rede – Token Ring.

Como saber qual a topologia de rede ideal para minha empresa?

Para saber qual a topologia de rede ideal para você ter em sua empresa, é fundamental entender e dominar sua real necessidade e o quanto poderá disponibilizar em recursos para investir.

Assim, você pode identificar exatamente qual a melhor topologia e garantir toda a segurança dos dados, melhor desempenho de velocidade e encontrar também um suporte de redes adequado.

A Great Solution pode te ajudar!

A Great Solution tem todo o suporte que você precisa para acertar nas escolhas desde locação de equipamentos de TI até estruturação de rede e cabeamentos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.