História da tecnologia: qual sua trajetória e como chegamos até aqui

Falar de tecnologia é tarefa que remonta à pré-história, isso porque para que possamos contar com computadores e recursos digitais como o que conhecemos, técnicas e grandes criações para facilitar o dia a dia dos indivíduos durante a chamada Revolução Cognitiva, defendida por Yuval Noah Harari, em seu livro “Sapiens”, na pré-história, foram primordiais para que o homem adquira capacidade de comunicação, assimilação e criação. Mas o que tudo isso tem a ver com a história da tecnologia como conhecemos hoje você confere ao longo do artigo, então continue a leitura e mergulhe nessa viagem de volta ao tempo.

Mas o que a pré-história tem a ver com a história da tecnologia?

É claro que ao pensarmos em tecnologias, alguns nomes figuram na nossa cabeça: Google, Apple, Microsoft e os diversos recursos que temos hoje em dia. O que tudo isso tem em comum com as invenções da pré-história é bem simples: todas são ferramentas criadas para auxiliar o nosso dia a dia. Outro ponto interessante é ressaltarmos que a história da tecnologia está bastante ligada à evolução da nossa linguagem, afinal, comunicação é a palavra-chave do meio tecnológico.

Os novos rumos que a história da tecnologia tomou a partir do século XVII

Analisando uma linha do tempo da história da tecnologia, temos a seguinte disposição:

Idade Média:

A Idade Média é o momento primordial para que a tecnologia se transformasse no que conhecemos hoje, já que foi nesse período que a prensa móvel e as grandes navegações tiveram o seu início.

Renascimento:

Com o homem como figura central, o Renascentismo fez florescer o estudo científico e com isso, o investimento em novas tecnologias também.

Revolução Industrial:

Com a Revolução Industrial a todo vapor – literalmente -, o “boom” de tecnologia se tornou ainda mais intenso, o que contribuiu muito para a história da tecnologia como conhecemos hoje.

Mas e a história da tecnologia como conhecemos hoje?

Ada Lovelace: a Condessa matemática que programou os primeiros algoritmos!

É engraçado pensar que cargos na área de tecnologia sejam tão voltados ao gênero masculino, quando, na verdade, grande parte da história da tecnologia só teve seu início graças à Ada Lovelace, uma condessa que publicou os primeiros estudos relacionados à programação de algoritmos, além de trabalhar diretamente com a Máquina Análitica, criação de Charles Babbage, que não deu muito certo, mas se mostrou essencial para o desenvolvimento do que conhecemos hoje.

Alan Turing: influência para todos os computadores que conhecemos hoje!

Após os trabalhos de Ada Lovelace e Charles Babbage, foi Alan Turing quem continuou a contribuir com a história da tecnologia. Responsável pela criação do The Bomb, durante a Segunda Guerra Mundial, a máquina conseguia decodificar mensagens em alemão.

Do gigantesco ENIAC aos computadores que cabem na palma da mão!

Os computadores mudaram e muito, desde o primeiro computador, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), que ocupava o espaço basicamente de uma quadra, hoje, os smartphones são pequenos computadores que facilitam o nosso dia a dia e são portáteis, ou seja, graças a muito estudo, temos acesso a todos os conteúdos que precisamos na palma da mão.

 

E aí, curtiu o conteúdo? A Great Solution conta com soluções da mais alta tecnologia para o seu escritório ou departamento de TI. E esperamos juntos fazer parte, cada dia mais, da história da tecnologia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.