Home office: alguns erros que podem comprometer a segurança da empresa

O home office chegou com a pandemia e, em algumas empresas, veio para ficar. Junto com o trabalho remoto, surgiu uma demanda sobre como realizar esse trabalho da melhor forma possível. Dentre essas demandas do home office, o item segurança da informação é algo em pauta e que pode comprometer a segurança da empresa.

O colaborador em regime de trabalho home office deve ficar atento às práticas que ajudam a garantir a segurança da informação da empresa. Deve ficar atento ainda às práticas que podem comprometer a segurança da informação da empresa.

Você tem dúvidas sobre as práticas que garantem a segurança da informação? Não sabe se está fazendo sua parte para garantir a segurança da informação da empresa? Então vamos conversas sobre algumas práticas que você pode estar fazendo e que podem comprometendo a segurança da informação da empresa.

1 – Rede doméstica de Internet

No trabalho remoto muitos dos colaboradores passam a usar a própria rede doméstica de Internet. Muitos colaboradores acabam se preocupando com a velocidade e outros pontos que ajudam na eficiência do trabalho. Mas a segurança também deve ser um item muito importante a se considerar. O colaborador deve se atentar à segurança da senha e ao compartilhamento da rede de Internet.

2 – Senhas vulneráveis

A senha do computador, dos logins, programas e outros recursos corporativos devem ser fortes, se possíveis envolvendo números, caracteres e letras. Procure evitar o uso de informações pessoais nas senhas. Se possível o acesso deve contar com mais de um tipo de autenticação.

As senhas não devem ser anotadas em papéis que você pode facilmente perder e muito menos ficarem expostas a outras pessoas em ambientes compartilhados. Se você for compartilhar a senha com outros colaboradores via recursos online ou se for salvar em sistemas de nuvem, ainda é importante saber sobre as políticas de compartilhamento de informações das empresas que oferecem esse suporte, principalmente os gratuitos.

3 – Desatualização de softwares

A atualização da máquina, dos softwares e programas é um ponto importante a se considerar. Programas desatualizados podem ser menos eficientes em segurança, tornando sua máquina vulnerável a ataques cibernéticos.

4 – Compartilhamento e backups de dados

É muito importante fazer os backups dos dados, mas também é importante saber como fazer os backups de forma segura. Um ponto a se considerar atualmente é o backup em nuvem. É importante verificar e conhecer, principalmente no caso de serviço gratuito, como as empresas de armazenamento em nuvem estão tratando seus dados.

6 – Sistema de segurança

Um ponto muito importante a se considerar é o sistema de segurança adotado pela empresa. Com os colaboradores trabalhando cada um de um lugar, é preciso se atentar ainda mais ao sistema de segurança da empresa. Saber identificar possíveis falhas e contatar o mais rápido possível o setor de TI.

A política de segurança da informação adotada pela empresa é fundamental. Conhecer e praticar a política de segurança da informação pode ajudar na segurança da informação da empresa. Um treinamento ao colaborador pode ajudar nessa demanda e sempre tem um suporte para ajudar nas dúvidas e questões cotidianas.

Caso você tenha dúvidas sobre práticas de segurança da informação procure o TI da sua empresa e siga as orientações desses especialistas. Caso você ainda não tenha uma equipe de TI, a Great Solution tem soluções para o seu home office.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.