Mulheres na tecnologia: uma história com muitos pioneirismos para as comunicações! 

Você já escutou falar do pai da comunicação, dos reis da era digital e dos futuros homens mais influentes da tecnologia? E se eu te contar que para que tudo isso aconteça, tem mulher investindo muito no estudo e realizando descobertas que possibilitaram que as comunicações sejam como são hoje. 

Somos a Great Solution, especialista em soluções de TI há 15 anos e vamos te deixar por dentro de todo o protagonismo feminino para a área de tecnologia! 

Quem são as mulheres da história da tecnologia?

As mulheres na tecnologia são sinônimo de pioneirismo, dedicação e, infelizmente, na maioria das vezes, apagamento e desconhecimento. Como em todas as áreas, as mulheres foram subestimadas, desvalorizadas e por que não citar o exemplo de Marie Curie, descobridora do polônio que só muito tarde teve o reconhecimento que merecia não associado ao amado marido. 

Você saberia citar ao menos três nomes de mulheres que revolucionaram o setor tecnológico de alguma forma? Se liga nessas personalidades!

Ada Lovelace 

Alan Turign é certamente o pai da computação, mas você sabia que por trás de toda essa genialidade tinha, nada mais, nada menos, que Ada Lovelace? Podemos então considerá-la a mãe da computação? 

Foi em meados do século XIX que a condessa teve a ideia do primeiro programa computacional da história. Tudo isso motivada pelo seu trabalho de tradução de livros de matemáticos, que a inspirou.

Na época, é claro que a ideia de algoritmos foi recusada, ainda mais com uma mulher por trás, mas após testado e comprovado, a descoberta de Ada Lovelace é até motivo de premiação hoje e demonstra a genialidade das mulheres na tecnologia.

Frances Allen

A matemática teve muita influência na Ciência da Computação, já que a área que mais atuou foi na otimização de compiladores. Os compiladores são programas que a partir de um código fonte escrito em uma linguagem compilada, cria um programa semanticamente equivalente, só que escrito em outra linguagem.  

Por isso, aos 74 anos, Frances Allen se tornou a primeira mulher a receber o prêmio Turing, além de uma das primeiras a trabalhar na National Security Agency (NASA) com a criação de sistemas de segurança. 

Grace Hooper

Talvez mais conhecida por ter tirado um “bug” (em tradução livre: um inseto) de uma máquina, e então, o vocabulário tá na nossa língua até hoje, não é mesmo? Mas alto lá! Não foi só dessa forma que as genialidades de Grace tiveram impacto. 

Além de ser uma das primeiras mulheres na tecnologia, Grace Hooper é a primeira mulher a ter um PhD em Matemática pela Universidade de Yale, trabalhou na área da tecnologia com a Marinha dos Estados Unidos e foi idealizadora da COBOL, uma das linguagens de programação mais usadas até hoje no banco de negócios. 

Ah, além disso tudo, Grace também foi uma das colaboradoras na criação do primeiro computador UNIVAC. Uma graça mesmo, não é?

Quais são as mulheres da tecnologia hoje?

Tá legal, falar do pioneirismo das mulheres na tecnologia é incrível, mas se olharmos para hoje, quais são essas mulheres? E ainda mais: além das gringas, quais são as brasileiras que estão fazendo sucesso no setor de tecnologia aqui no nosso país? Conheça algumas!

Nina Silva

Nina Silva é uma potência na área de TI, e é reconhecida por isso: Nina é uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Importante, né? 

Além disso, Nina é sócia do Movimento Black Money, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de um ecossistema favorável ao afroempreendedor, além de promover a integração e inovação entre jovens empreendedores negros, a iniciativa teve como fruta a fintech D’Black Blank que empresta crédito aos empreendedores. 

Cristina Junqueira

Talvez a mais popular entre as mulheres na tecnologia no Brasil hoje. A sócia e uma das fundadoras do Nubank é reconhecida como uma das mais importantes na lista de mulheres na tecnologia. A formação em Engenharia de Produção ocupa hoje a cadeira de vice-presidência de um dos poucos bancos que é queridinho pela população.

Camila Achutti

Com menos de três décadas de vida, Camila Achutti é mais uma potência na lista de mulheres na tecnologia no Brasil. Ela é uma das fundadoras da consultoria em inovação Ponte21 e da plataforma Mastertech. Formada em Ciências da Computação, a jovem foi estagiária da Google e também atuou na ONG Iridescent Learning, que tem como objetivo levar educação a distância no movimento maker dos EUA. 

Conte com a Great Solution para as melhores notícias sobre tecnologia!

A Great Solution, especialista em oferecer as melhores soluções em tecnologia há mais de 15 anos, é uma empresa que tem como compromisso te manter informado sobre quais as mulheres na tecnologia e tudo o que rola no setor. Visite nosso site e aproveite para conhecer mais dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.